Uma das coisas que mais ouço os alunos citarem em relação a viagens no exterior é: “Ah, até gostaria, mas tenho medo de não conseguir me expressar direito”
Esse medo é real, todos temos, ou tivemos em determinado período de nossas vidas, e então como fazer para deixar de ter esse medo? A resposta é... não dá! Você deve estar pensando como assim?? Não dá? Que história é essa?
Pois é, não dá, não existe maneira de perder esse medo, pois você nunca estará preparado o suficiente, ou pelo menos você nunca se achará preparado o suficiente. Esse medo está impregnado em nossas mentes e não há nada que possamos fazer para evitá-lo.
Mas então, o que fazer? Bom, a resposta para isso é extremamente simples, se joga!! Você já ouviu falar em Benjamin Mee? Ele é um autor contemporâneo que falou a seguinte frase: “Às vezes tudo que você precisa são de 20 segundos de uma coragem insana. Literalmente 20 segundos de bravura destemida. E eu lhe prometo, algo maravilhoso virá disso.”
E é nessa coragem insana que eu, com 16 anos, embarquei em uma aventura de 15 dias em New York, sem meus pais por perto, aonde as únicas pessoas que eu conhecia eram: a minha professora e umas 2 outras colegas.
Do nada, eu, que morei a vida toda no interior de uma cidade minúscula, na época eu era uma pessoa extremamente introvertida, tinha medo de conversar com os outros, eu era bicho do mato mesmo haha, me encontrei perdido na terceira maior cidade da América, falando uma língua que eu não tinha total domínio, e tendo que me comunicar com outros para não passar fome.
Foi a maior aventura que já vivi até então, foi fácil? Com certeza não!! Mas extremamente gratificante, posso dizer com propriedade que esses 20 segundos de coragem insana me proporcionaram uma experiencia da qual serei grato pelo resto da vida. Vivenciei coisas que considerava impossível, conheci pessoas das quais hoje considero amigos para a vida, perdi o medo que tinha de me comunicar, melhorei 300% as habilidades de comunicação na minha segunda língua, e sem falar da vivência, onde aprendi muito do como funciona o mundo.
Em conclusão, não existe método milagroso para se perder esse medo de fazer a primeira viagem, mas pode ter certeza tudo que se precisa é de um salto de fé (o famoso leap of faith), e eu lhe garanto que você será eternamente grato a você mesmo por ter tomado a atitude e feito essa “loucura” de visitar o seu país de preferência. E Ai? O que lhe impede de fazer assim como eu e experimentar 20 segundos de insana coragem? Take your leap of faith!
Silvestre Volpato - 29 de Novembro de 2024
Silvestre Volpato - 27 de Novembro de 2024
Isadora Schimidt, Leticia Alvarenga de França e Ueslei Meireles - 12 de Outubro de 2024