Entre diferenças culturais entre nós brasileiros e os alemães e europeus de forma geral está o fato de eles serem rigorosos nos seus costumes. Se uma bebida costuma ser servida num determinado copo, ninguém a tomará em outro tipo de copo em um bar ou restaurante.
Cada tipo de cerveja é servido num recipiente diferente, copo ou caneta. Todos os copos ou canecas de vidro são chamados “Glas” em alemão. Os copos e canecas de outro material são chamados “Becher”. Observe-se que tipo do recipiente não importa tanto quanto o material. A medida de um litro de cerveja, tradicionalmente servida na Oktoberfest, é chamada “Maß”. Pode-se pedir “ein Maß”. A caneca fica pesada e não foi feita para ser levantada pela alça, mas para ser envolvida com a mão. A alça é para o polegar. Se o caneco não for pego desta forma, será um pouco difícil levantá-lo. De qualquer forma, se não quiser tomar cerveja morna, melhor pedir uma medida menor.
Por mais que a palavra chope tenha uma origem alemã, ela não é usada na Alemanha. A palavra Schoppen era e ainda é uma medida de cerveja, mas pouco usada hoje em dia. E como pedir um chope em alemão? Talvez seja mais interessante entender a diferença entre o nosso chope e a cerveja. O chope é basicamente uma cerveja não pasteurizada, num estado mais natural e, portanto, com dada de validade mais baixa. Os alemães costumam servir este tipo de cerveja em bares e restaurantes. No entanto, caso seja necessário ser mais preciso, o termo usado é “Bier vom Fass” (cerveja do barril). Quanto à cerveja engarrafada, costuma-se referir-se a ela como “Bier in Flaschen” (cerveja em garrafas). Esta última é sempre pasteurizada para ter uma durabilidade maior.
Os alemães de alguma forma se adaptaram à influência estrangeira e acabam gelando um pouco as bebidas. Portanto, não tenha receio de receber uma caneca de cerveja morna. Por outro lado, não espere encontrar uma geladeira com bebidas geladas em um supermercado. Caso houvesse geladeiras como no Brasil, essas bebidas refrigeradas certamente teriam um custo diferenciado para pagar o custo para mantê-las geladas.
Não chegue atrasado para compromissos. Sobretudo não faça isso nos primeiros compromissos. O atraso deixará uma impressão muito ruim para os alemães. Por mais estranho que pareça, não se trata somente de compromissos profissionais, mas também de encontros informais com colegas, amigos etc. Além disso, é muito comum reservar uma mesa com horário marcado, seja num restaurante como num pub. Portanto, não estranhe ver uma mesa de sinuca reservada para um determinado horário.
Ter alguma atividade depois do trabalho é muito comum. Os alemães costumam trabalhar menos horas por dia que os brasileiros. Por outro lado, a exigência de produção durante o horário de trabalho é maior. Desta forma, não espere poder tocar no celular pessoal durante o horário de expediente. Por outro lado, é comum ter tempo para passear após o trabalho (e ver a luz do Sol nas estações mais amenas).
O horário de fechamento é o horário de você ir embora. Ou de ser mandado embora. Não espere poder continuar enchendo o seu carrinho após o horário de fechamento do supermercado, nem poder tomar a última cerveja depois do horário de fechamento do bar. No caso do mercado, o costume é dirigir-se imediatamente ao caixa quando o fechamento é anunciado. Leve suas sacolas de casa e não demore ao empacotar (você mesmo) as suas compras. Caso precise de sacolas plásticas, terás de pagar por elas.
Não é comum haver um cobrador que controle a entrada de passageiros nos trens e em alguns ônibus. O comum é que de tanto em tanto apareça um fiscal e aplique uma multa aos passageiros que não compraram o seu bilhete. Um termo bastante comum para falar sobre andar sem pagar é “schwarz fahren”. Há aqueles que preferem não pagar pelas passagens e ganhar uma multa de tanto. Eu preferi pagar.
A mobilidade na Alemanha é quase inimaginável para os brasileiros que nunca estiveram no exterior. Por mais antiga que seja uma cidade média, é comum que conte com vários tipos de meio de transporte. Os trens intermunicipais costumam deixar os passageiros no centro da cidade. Bem diferente de nossas rodoviárias que costumam ser deslocadas para um lugar mais distante quando as nossas cidades crescem. Além disso, as cidades costumam contar com bondes e linhas de metrô. Não são somente as cidades grandes contam com esses meios de transporte. É bem possível encontrar metrôs em cidades com mais de 400 mil habitantes.
Os trens costumam ser muito bons, apesar de a empresa estatal de transporte ser motivo de piada para muitos. A única experiencia ruim foi andar num dia de jogo de futebol. Vários torcedores bêbados num trem só. No mais os trens costumam ser bastante pontuais. Caso haja atrasos, eles são anunciados por um alto-falante. Para nós soará estranho, mas mesmo pequenos atrasados são anunciados.
Silvestre Volpato - 29 de Novembro de 2024
Silvestre Volpato - 27 de Novembro de 2024
Isadora Schimidt, Leticia Alvarenga de França e Ueslei Meireles - 12 de Outubro de 2024