Sláinte para todos! Hoje todos querem carregar consigo um pouquinho da Irlanda; hoje dia 17 de Março é o dia de São Patrício, ou no Inglês: “St. Patrick’s Day”. Mas afinal de contas, o que é essa festa maravilhosa que pulsa verde em nossos olhos? Vem comigo que hoje vamos conhecer e entender um pouquinho mais dessa riquíssima festa cultural tipicamente irlandesa.
A Irlanda é um país que está situado na Europa em uma ilha próxima ao Reino Unido. Na antiguidade a ilha fora povoada por povos bárbaros denominados “Celtas” - estes, por sua vez importantes para a influência da cultura local - vem dos Celtas a expressão do inicio do texto: “Sláinte” que significa “Viva!” ou “Saúde”; mas também pode se considerar um chamado de coisas boas para trazer boa sorte! Sorte, que é um dos temas principais da festa de São Patrício. Ah sim! São Patrício, já havia esquecido dele; pois bem, a festa celebra o Patrono da Irlanda, o santo católico é um símbolo no país, porém como toda expressão cultural, essa festa é marcada por uma interessante mistura de elementos do passado, mitologias, lendas e milagres!
São Patrício ainda jovem vivia na Irlanda quando foi sequestrado e levado de seu país de origem. Por muito tempo trabalhou como escravo até conseguir fugir e retornar para seu país. Ao retornar motivado por um sonho, começou a estudar o evangelho e teve visões que gostaria de espalhar a palavra de Cristo por toda Irlanda. Um dos símbolos associados a São Patrício e seu dia é a “Shamrock” ou o “Trevo”; para muitos um amuleto de boa sorte, para São Patrício a analogia perfeita para explicar a importância da santíssima trindade na religião Cristã. É atribuída a São Patrício a imagem de ser o salvador da ilha por ter expulsado as cobras de lá, tido como um dos seus principais milagres.
Devido à sua importância para os Irlandeses, São Patrício se torna o santo patrono da Irlanda; e em seu aniversário de morte (17 de Março) celebra-se o Dia de São Patrício; feriado nacional da Irlanda. Para além disso, a festa ganha popularidade mundial através dos imigrantes irlandeses, que ao estabelecerem moradia nas mais diversas partes do mundo; também levaram sua rica cultura por toda parte, tornando a celebração do dia de São Patrício comum em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e até mesmo o Brasil.
Mas o que é a Festa de São Patrício? Uma celebração que mistura religiosidade católica e folclore celta, a celebração do dia de São Patrício traz em si muitos símbolos, tradições e práticas que encantam a todos por sua criatividade e irreverência. Vamos então entender um a um o que cada símbolo significa e representa?
Usar roupas verdes: A cor da festa é verde, tida como uma cor de sorte para os Irlandeses - é importante por representar muito bem as planícies verdejantes da Irlanda - diz a tradição que caso você não esteja trajando a cor verde você merece um beliscão como castigo!
Shamrock (Trevo): Além de ser um símbolo de sorte, também é associado com o patrono da festa, por fazer referência aos ensinamentos de São Patrício com a santíssima trindade.
Leprechaun: Essa criatura mágica do folclore irllandês é um dos símbolos da cultura celta. Ele é um duende sapateiro que vive nas florestas e, segundo a lenda, guarda um pote com muito ouro. Quem conseguir capturar um Leprechaun poderá ter direito ao seu tesouro; mas tenha em mente, eles são criaturas espertas e gostam de aprontar algumas!
Festas e Desfiles: Com a popularidade da celebração no mundo todo, todos por um dia querem ser irlandeses. Não somente países que foram colonizados por imigrantes irlandeses, mas também países que possuem com tradição gostar de uma boa festa, a festa do dia de São Patrício se tornou sinônimo de alegria e celebração de forma que muitas pessoas possam participar. Um exemplo é Nova Iorque, que tem o maior desfile de comemoração ao dia de São Patrício, graças a sua comunidade de imigrantes irlandeses que é uma das maiores do mundo, ou também Chicago, que no dia 17 de Março pinta as águas de seu rio de verde.
Harpa: Esse instrumento de cordas é um símbolo de toda a cultura Celta, é a síntese de tudo que representa a cultura irlandesa em seus diversos elementos. Como um símbolo nacional a harpa está presente em brasões oficiais e até mesmo notas de dinheiro.
Ouro: Por se tratar de uma festa em que se celebra a sorte, prosperidade e riqueza; o ouro está muito presente como um dos principais elementos da festa. Além de fazer referência ao ouro do Leprechaun, o ouro também mexe com o imaginário das pessoas por representar uma vida próspera e abundante.
Arco-Íris: Mais um símbolo ligado a riqueza, segundo a lenda; quem seguir o final do arco-íris encontrará o famoso pote de ouro guardado pelo Leprechaun, mas já aviso com antecedência; não será nada fácil conseguir esse tesouro!
Ferradura: Outro símbolo associado com a sorte, acredita-se que ter uma ferradura consigo possa trazer boa sorte! É um objeto de desejo e acima de tudo para que se garanta uma sequência de bons caminhos na vida de quem a carrega.
Agora que conhecemos um pouquinho mais dessa celebração e dessa incrível cultura, o que acha de colocar uma roupa verde, caçar um Leprechaun na floresta e se divertir e brincar nessa maravilhosa festa, onde todos podem ser irlandeses por um dia!?
E não esqueça, a sorte aparece para quem a busca! Sláinte a todos! Feliz dia de São Patrício!
Silvestre Volpato - 29 de Novembro de 2024
Silvestre Volpato - 27 de Novembro de 2024
Isadora Schimidt, Leticia Alvarenga de França e Ueslei Meireles - 12 de Outubro de 2024