Quantas vezes você já ouviu falar que as crianças são como “esponjas” e absorvem tudo ao seu redor? Essa habilidade de absorver conhecimento, faz com que os mais novos se beneficiem do aprendizado de novas competências, como as línguas estrangeiras.
Muitas pessoas acreditam que quanto mais cedo você começar a aprender inglês na infância e adolescência, mais fácil será dominar alguns aspectos como a pronúncia e a gramática da língua inglesa. Além disso, estudos afirmam que nossa capacidade de aprender línguas estrangeiras diminui com o tempo.
É após a adolescência que nossas habilidades naturais de aprendizagem de línguas começam a piorar. Por esse motivo, é importante começar a aprender línguas estrangeiras como o inglês o mais rápido possível.
Veja agora alguns dos benefícios de aprender inglês na infância e na adolescência!
Desenvolver um sotaque melhor
Se você aprendeu inglês mais tarde na vida, deve ter percebido como é difícil pronunciar palavras como se fosse um falante nativo. Sempre há um sotaque que não vai embora para os adultos.
Você pode tentar se livrar dele para soar quase como um nativo, mas isso requer muita prática de conversação no inglês. Quando você está aprendendo a língua quando criança, no entanto, é muito mais fácil conseguir um sotaque que soe mais natural. A melhor hora para começar é o mais rápido possível para ganhar essa naturalidade.
A mente ainda está em processo de formação
Embora os neurocientistas digam que o cérebro de um indivíduo ainda está sendo formado por volta dos 20 anos, a maioria de suas vias neurais são estabelecidas quando o indivíduo ainda é uma criança.
É nos primeiros 3 ou 4 anos que a capacidade de aprendizagem e as atitudes são formadas na criança. Portanto, é uma boa ideia apresentar o inglês ao seu filho enquanto a estrutura do cérebro ainda está se formando para obter o máximo de facilidade de aprendizagem.
As crianças e adolescentes são muito adaptáveis
As crianças e adolescentes são muito adaptáveis ??durante os anos de formação. Isso não quer dizer apenas nas suas rotinas, mas também na forma de aprendizado. Mesmo depois de serem apresentados à sua primeira língua, aprender inglês é muito mais fácil para eles do que para um adulto acostumado há tanto tempo a certas estruturas linguísticas.
Crianças e adolescentes têm mais tempo para se adaptar ao inglês
Se você for um adulto que leva uma rotina normal, que trabalha de segunda à sexta pelo menos oito horas por dia, provavelmente terá uma tonelada de responsabilidades em suas mãos: aluguel, contas, o bem-estar de seus filhos, relacionamentos, trabalho e, claro, hobbies e tempo para descansar.
Já as crianças, por outro lado, têm muito mais tempo livre. Essa falta de responsabilidades significa que as crianças têm mais tempo de sobra para se dedicar ao aprendizado do inglês. Encaixar o inglês na rotina logo cedo ajuda a aproveitar esse tempo e não deixar que a rotina pesada do futuro atrapalhe no aprendizado.
Melhores oportunidades para o futuro
Não é nenhuma novidade que falar inglês contribui para a formação de um currículo poderoso para o futuro.
Uma boa parcela dos adolescentes já começa a construir essa sua formação para o futuro quando planeja fazer um intercâmbio. Esse tipo de oportunidade, perfeita para quem fala inglês, é uma experiência que desenvolve o jovem pessoal e profissionalmente.
Aprender inglês na infância e adolescência pode ajudar a garantir um futuro mais promissor, ao mesmo tempo que garante cedo essa habilidade e deixa o caminho aberto para outros aprendizados que vão complementar o currículo depois.
De acordo com um levantamento de 2018 da British Council, apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês – e, destes, apenas 1% apresenta algum grau de fluência.
Com base nesses dados fica claro como o mercado de trabalho vai valorizar os poucos profissionais que tenham esse diferencial, não é mesmo?
Silvestre Volpato - 29 de Novembro de 2024
Silvestre Volpato - 27 de Novembro de 2024
Isadora Schimidt, Leticia Alvarenga de França e Ueslei Meireles - 12 de Outubro de 2024