A música pode ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem de um idioma, oferecendo vários benefícios que podem tornar o processo divertido e efetivo. Mas como?
Toda vez que escutamos uma música no idioma que estamos aprendendo, podemos colocar em prática a habilidade de ouvir e compreender, podendo variar entre artistas para nos adaptar a diferentes sotaques e entonações. A música pode nos ajudar também a expandir vocabulário, trazendo em cada nova palavra e interpretação e, por sua vez, ajudando na pronúncia dessas, já que podemos ouvir e cantar, e quando ouvimos uma música, podemos memorizar e manter em contato com aquele novo vocabulário.
Ao usar a música na aprendizagem e prática do idioma, ficamos livres para escolher músicas que nos agradem e tornando p processo mais divertido, além de nos conectar com vários tipos de narrativas e emoções colocadas em cada letra. Muitas pessoas não se sentem confortáveis na hora de praticar a pronúncia, conseguir cantar em um idioma que se está aprendendo pode ajudar a construir uma confiança e segurança para pôr em prática a conversação.
A introdução de música na aprendizagem de um idioma pode ser feita de muitas formas, desde apenas ouvir as músicas até analisar letras e o vocabulário utilizado. Professores e alunos podem explorar essas ferramentas para tornar tudo mais dinâmico e divertido, seja a música pop, rock, hip-hop ou qualquer outro gênero.
Na Speasy temos uma semana inteira dedicada a esta maneira de aprender!